Perguntas e Respostas Frequentes

  1. Como me cadastro na UCF?
  2. Todos os cursos e seminários da UCF são gratuitos?
  3. Como são disponibilizados os cursos e seminários gratuitos?
  4. Como faço para adquirir um curso ou seminário na modalidade completa?
  5. Como faço para adquirir um curso ou evento na modalidade gratuita?
  6. O usuário inscrito em curso ou seminário na modalidade gratuita pode migrar para a modalidade paga?
  7. Como são disponibilizados os cursos e seminários pagos?
  8. Como são disponibilizados os cursos e seminários ofertados simultaneamente nas modalidades GRATUITO e CURSOS ONLINE?
  9. Os cursos oferecidos pela UCF têm horário fixo?
  10. Os seminários on-line oferecidos pela UCFtêm horário fixo?
  11. Existe prazo mínimo e máximo para realizar um curso?
  12. Existe prazo mínimo e máximo para realizar um seminário on-line?
  13. Efetuei o pagamento hoje relativo à inscrição em determinado curso. Quando terei acesso ao conteúdo?
  14. Que condições necessito implementar para ter direito à certificação?
  15. O prazo máximo para conclusão do curso expirou. O que fazer?
  16. Como acessar o conteúdo do curso no qual estou inscrito?
  17. Como responder às provas dos cursos?
  18. Como imprimir o certificado do curso ou seminário concluído?
  19. Qual a validade dos certificados expedidos pela UCF?
  20. Os certificados expedidos pela UCF são reconhecidos pelo MEC?
  21. Como autenticar os Certificados expedidos pela UCF?
  22. Ao concluir um curso, quando terei disponibilizado o certificado?
  23. Qual o prazo para envio do certificado pelos correios após concluir um curso e/ou seminário?
  24. Gostaria de pagar minha inscrição no curso. Como gerar a 2ª via do boleto?
  25. Inscrevi-me num curso gratuito e o site mostra botão “Migrar para o modo completo”. Tenho que pagar tal valor para completar o curso?
  26. Inscrevi-me em um curso ou seminário e desisti de cursá-lo. Se não pagar o boleto terei meu nome protestado? Receberei algum tipo de cobrança?
  27. Quais as formas de pagamentos dos cursos e/ou eventos?
  28. Quais os riscos de informar meus dados na UCF?
  29. Meu nome saiu errado no certificado. O que fazer?
  30. Passei a usar outro e-mail e não consigo me logar. Como fazer alteração cadastral?
  31. Respondi a prova e não obtive a nota mínima. Posso fazer uma segunda prova?
  32. Como posso baixar os arquivos dos cursos e seminários on-line?
  33. O site UCF envia o conteúdo de cursos e seminários por e-mail?
  34. Como faço para confirmar minha presença em um determinado Seminário on-line?
  35. É possível acessar o conteúdo de um curso ou seminário já concluído?
  36. Quais são os tipos de certificados expedidos pela UCF?
  37. Posso solicitar a emissão de certificado Luxo para curso já concluído, do qual já recebi certificado eletrônico ou impresso?
  38. O curso em que me inscrevi não atendeu minhas expectativas. O que fazer para ter meu dinheiro de volta?
  39. O que é, para que serve e onde encontro o Chamado de Suporte?
  40. Existe algum programa de fidelidade da UCF? Como funciona?
  41. Como devo fazer para incluir o código de desconto ao carrinho?
  42. Quando poderei requerer afastamento mediante Licença Capacitação para fins de realização de cursos junto à UCF?
  43. Gostaria de fazer um curso em um período pré agendado para fins de utilização de Licença Capacitação. Posso realizar o pagamento somente após o deferimento pela Secretaria de Gestão de Pessoas do meu órgão empregador?
  44. Estou entrando com pedido de licença capacitação. Me interessei por um curso na área do Direito. Como o processo de tramitação da licença requer um tempo, preciso saber se seria possível que o curso seja aberto somente no período indicado por mim.
  45. Sou servidor público e tenho interesse em me inscrever em um dos cursos da UCF. Vou pedir Licença Capacitação para desenvolver meus estudos. Gostaria de saber quais os tipos de cursos oferecidos e quais os meios de pagamento.
  46. Política de cancelamento de curso e devolução do valor pago:
  47. Os valores pagos a título de inscrição em cursos e seminários da UCF são dedutíveis para fins de Imposto de Renda Pessoa Física?

Como me cadastro na UCF?

Você poderá se cadastrar gratuitamente a qualquer dia/hora na UCF.

- Na página inicial, localizada na parte superior direita do site, clique na aba “FAZER LOGIN”.
- Na coluna "Ainda não possuo uma conta", Insira seu e-mail (válido), repetir e-mail, criar senha, confirmar senha, informar seu nome completo, digitar sequência numérica que aparece na imagem CAPTCHA, clicar em "criar conta".

* Atenção para a forma que você insere seu nome, pois o nosso sistema gerará o seu certificado usando o seu nome exatamente da forma como cadastrado por você. Por exemplo, se você cadastrar seu nome todo em letras minúsculas, o seu certificado será gerado dessa forma. Assim, a melhor forma de inserir seu nome é cadastrá-lo da forma que deseje que seja informado em seus certificados.

Todos os cursos e seminários da UCF são gratuitos?

O site UCF oferece cursos pagos, gratuitos com certificação.

O acesso ao seminário é inteiramente gratuito. O usuário que desejar receber o certificado impresso, assinado pelo presidente da instituição, enviado pelos correios e ter acesso ao eletrônico, deverá efetuar o pagamento clicando em "MIGRAR PARA CERTIFICAÇÃO" do evento e acessar o material para confirmar sua presença no período de realização do seminário.

Observe atentamente as regras relativas ao curso ou seminário no qual está se inscrevendo. Para maiores informações leia o conteúdo das perguntas e respostas seguintes.

Como são disponibilizados os cursos e seminários gratuitos?

Os cursos disponibilizados na modalidade gratuita não exigem do usuário qualquer tipo de pagamento para o seu pleno acesso às aulas, materiais de apoio e extras, vídeos (caso sejam disponibilizados), prova e certificação eletrônica. O usuário inscrito nessa modalidade só não conta com o apoio da TUTORIA e nem faz jus ao recebimento do certificado impresso em formulário próprio da UCF, assinado pelo Presidente e encaminhado pelos correios ao seu endereço.

Os seminários são disponibilizados gratuitamente. Caso o usuário tenha interesse pelo certificado impresso ou eletrônico, será necessário efetuar o pagamento e confirmar presença durante o período de realização do evento. Efetuando o pagamento do seminário e não confirmando presença, o usuário não terá garantido seu certificado.
A geração do certificado depende da confirmação da presença no período de realização do evento, confirmação essa, feita automaticamente pelo sistema em seu primeiro acesso ao material disponibilizado no evento em questão.

Para acessar o conteúdo dos cursos e seminários você deve estar logado (a) no site e posicionar o cursor e clicar em cima da palavra "INSCRIÇÕES", localizado na lateral esquerda da Área do Aluno, descer a barra de rolagem e clicar em "AMBIENTE DE APRENDIZADO" ou "INICIAR CURSO", clicar em "VIDEOAULAS" e "ASSISTIR VIDEOAULAS".

Você poderá baixar e/ou imprimir o conteúdo das apostilas, que se encontra em biblioteca (ao lado de videoaulas) assistir aos vídeos (caso estejam disponíveis para este curso ou evento), baixar conteúdo extra e encaminhar dúvidas ao Tutor (caso tenha migrado para a modalidade paga).

A UCF não encaminha o conteúdo das apostilas por e-mail, uma vez que essas podem ser baixadas pelo próprio usuário.

IMPORTANTE: No caso de seminários on-line, É IMPRESCINDÍVEL que o usuário - no período de realização - participe do fórum com comentários. Passado o período de realização do seminário on-line, e não tendo o aluno acessado o conteúdo disponível, o certificado correspondente não será expedido em hipótese alguma.
Além disso, o aluno inscrito em seminário que deseje obter a certificação deverá efetuar o pagamento relativo à certificação.

Como faço para adquirir um curso ou seminário na modalidade completa?

Siga os passos a seguir:

  • Faça login (informando seu email e senha já cadastrados) em nosso site pelo botão “FAZER LOGIN” localizado na parte superior direita do site.
  • Escolha o curso e clique em cima da imagem, no nome do curso ou evento desejado.
  • Na tela seguinte, leia as informações específicas do curso em questão e clique em  “MATRICULAR” de acordo com a carga horária que deseja para iniciar o processo de compra.
  • Na tela seguinte, confira as informações dos produtos adicionados ao Carrinho de Compras e atualize, se necessário (removendo, alterando a quantidade, incluindo algum outro produto na opção “CONTINUAR COMPRANDO” ou incluindo o código de cupom) e clique em “FECHAR PEDIDO”.
  • Confira os dados na tela seguinte e clique na opção “REVISAR PEDIDO”.
  • Logo após, escolha a opção “PAGAR COM PAGSEGURO“.
  • Na tela posterior, preencha os dados solicitados (no pagseguro) e escolha a forma de pagamento.
  • Feito isso, conclua o pagamento e espere a confirmação por email.
    Em pouco tempo seu acesso ao curso estará liberado.
Como faço para adquirir um curso ou evento na modalidade gratuita?

Siga os passos a seguir:

  • Faça login (informando seu email e senha já cadastrados) em nosso site pelo botão “FAZER LOGIN” localizado na parte superior direita do site.
  • Escolha o curso e clique em cima da imagem ou no nome do curso ou evento desejado.
    Lembre-se que cursos gratuitos possuem carga horária de 02 horas.
  • Na tela seguinte, clique em “MATRICULAR” logo abaixo da palavra GRÁTIS, na respectiva carga horária, de 02 horas para iniciar o processo de aquisição.
  • Na tela seguinte, confira as informações dos produtos adicionados ao Carrinho de Compras e atualize, se necessário (removendo, alterando a quantidade, incluindo algum outro produto na opção “CONTINUAR COMPRANDO”) e clique em FECHAR PEDIDO.
  • Indique o e-mail de quatro (04) amigos seus e clique em  “ENVIAR PEDIDO” (essa informação é imprescindível para concluir sua inscrição).
    Para acessar o respectivo curso clique no botão IR PARA A ÁREA DO ALUNO.
    Pronto! O acesso ao curso estará liberado.
O usuário inscrito em curso ou seminário na modalidade gratuita pode migrar para a modalidade paga?

Sim. O usuário inscrito em curso ou seminário na modalidade gratuita que deseje migrar para a modalidade paga poderá, em sua área de aluno, posicionar o cursor na palavra INSCRIÇÕES, e clicar em cima, logo abaixo dos dados do seu curso, clicar no link “MIGRAR PARA O MODO CERTIFICAÇÃO”, selecionar o botão “PAGAR COM PAGSEGURO”, clicar em ENVIAR PEDIDO, acessar o pagseguro, escolher a forma de pagamento e concluir a compra.

Ao migrar para a modalidade paga, o usuário passa a contar com o apoio da TUTORIA, além de fazer jus às certificações na modalidade eletrônica e também em formulário próprio da UCF, assinado pelo Presidente e encaminhado pelos correios ao seu endereço.
O aluno receberá o certificado via correios, caso opte por um curso com carga horária a partir de 80 horas.

Como são disponibilizados os cursos e seminários pagos?

Os cursos e seminários disponibilizados na modalidade paga exigem do usuário o pagamento do valor correspondente à inscrição para o seu pleno acesso às aulas, materiais de apoio e extras, vídeos (caso sejam disponibilizados), prova e certificação.

O usuário inscrito nessa modalidade conta também com o apoio da TUTORIA e faz jus, além do certificado, ao recebimento do certificado impresso em formulário próprio da UCF, assinado pelo Presidente e encaminhado pelos correios ao seu endereço, caso opte por cursos com carga horária a partir de 80 horas.

Para acessar o conteúdo dos cursos e seminários você deve estar logado (a) no site e posicionar o cursor e clicar  em cima da palavra "INSCRIÇÕES", localizado na lateral esquerda da Área do Aluno, descer a barra de rolagem e clicar em "AMBIENTE DE APRENDIZADO" ou "INICIAR CURSO", clicar em "VIDEOAULAS" e "ASSISTIR VIDEOAULAS". Todo o conteúdo do curso é acessado e baixado no próprio ambiente virtual, no botão BAIXE AQUI O MATERIAL DE APOIO ou disponível na BIBLIOTECA.

O aluno da modalidade paga, ainda pode encaminhar dúvidas ao Tutor UCF, através do botão SUPORTE, disponível no ambiente das videoaulas.

IMPORTANTE: No caso de seminários on-line, É IMPRESCINDÍVEL que o participante - no período de realização - participe do fórum com comentários. Passado o período de realização do seminário on-line e não tendo o participante acessado o conteúdo disponível, o certificado correspondente não será expedido em hipótese alguma.
Além disso, o participante inscrito em seminário que deseje obter a certificação deverá efetuar o pagamento relativo à certificação.

Como são disponibilizados os cursos e seminários ofertados simultaneamente nas modalidades GRATUITO e CURSOS ONLINE?

Esses cursos e seminários ofertados simultaneamente nas modalidades GRATUITO e QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL funcionam da seguinte maneira: Inscrevendo-se na modalidade GRATUITA o aluno tem acesso ao material didático, como apostila, conteúdo extra, vídeos (caso sejam disponibilizados) e fórum, tem acesso à prova, mas sua certificação é eletrônica e de carga horária reduzida.

Inscrito na modalidade QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, o aluno tem acesso a todo o conteúdo já descrito e mais à TUTORIA, prova e certificação, caso implemente a nota mínima exigida para tanto. Observe atentamente as regras relativas ao curso ou seminário no qual está se inscrevendo.

IMPORTANTE: No caso de seminários on-line, É IMPRESCINDÍVEL que o participante - no período de realização - participe do fórum com comentários. Passado o período de realização do seminário on-line e não tendo o participante acessado o conteúdo disponível, o certificado correspondente não será expedido em hipótese alguma.
Além disso, o participante inscrito em seminário que deseje obter a certificação deverá efetuar o pagamento relativo à certificação.

Os cursos oferecidos pela UCF têm horário fixo?

A UCF disponibiliza os cursos 24 horas por dia. Você estuda no momento que lhe for mais apropriado, no lugar que julgar mais conveniente e evolui de acordo com a intensidade de seus estudos.

Os seminários on-line oferecidos pela UCFtêm horário fixo?

No caso de seminários on-line, esses ocorrem na modalidade síncrona, ou seja, são disponibilizados em um período pré-determinado (geralmente uma ou duas semanas).
Nesse período, o evento fica aberto à participação de todos os inscritos, que podem acessar todo o conteúdo, como artigos, conteúdo extra, vídeos (caso sejam disponibilizados) e fórum.

IMPORTANTE: No caso de seminários on-line, É IMPRESCINDÍVEL que o participante - no período de realização - participe do fórum com comentários. Passado o período de realização do seminário on-line e não tendo o participante acessado o conteúdo disponível, o certificado correspondente não será expedido em hipótese alguma.
Além disso, o participante inscrito em seminário que deseje obter a certificação deverá efetuar o pagamento relativo à certificação. (Vide pergunta 6).

Existe prazo mínimo e máximo para realizar um curso?

Nos cursos gratuitos, o acesso ao material didático é parcialmente liberado imediatamente após a inscrição. Nos cursos pagos, o acesso estará condicionado à confirmação do pagamento referente ao investimento desses.

O acesso à resolução da prova, contudo, é liberado somente após transcorrido o prazo mínimo, estipulado para conclusão de cada curso e varia de acordo com a carga horária.

A seguir, informamos os prazos mínimo e máximo de acordo com a carga horária:

CURSOS DE 40h: A partir de 05 dias até 30 dias;

CURSOS DE 60h: A partir de 08 dias até 30 dias;

CURSOS DE 80h: A partir de 10 dias até 30 dias;

CURSOS DE 100h: A partir de 13 dias até 30 dias;

CURSOS DE 120h: A partir de 15 dias até 60 dias;

CURSOS DE 140h: A partir de 18 dias até 60 dias;

CURSOS DE 160h: A partir de 20 dias até 60 dias;

CURSOS DE 180h: A partir de 23 dias até 90 dias;

CURSOS DE 200h: A partir de 25 dias até 90 dias.

CURSOS DE 220h: A partir de 28 dias até 90 dias.

CURSOS DE 240h: A partir de 30 dias até 90 dias.

CURSOS DE 260h: A partir de 33 dias até 90 dias.

CURSOS DE 280h: A partir de 35 dias até 90 dias.

Existe prazo mínimo e máximo para realizar um seminário on-line?

Os seminários on-line são realizados exatamente no período pré-determinado, conforme oferta. Passado esse período, o evento é fechado.

IMPORTANTE: No caso de seminários on-line, É IMPRESCINDÍVEL que o participante - no período de realização - participe do fórum com comentários. Passado o período de realização do seminário on-line e não tendo o participante acessado o conteúdo disponível, o certificado correspondente não será expedido em hipótese alguma.

Além disso, o participante inscrito em seminário que deseje obter a certificação deverá efetuar o pagamento relativo à certificação. (Vide pergunta 6).

Efetuei o pagamento hoje relativo à inscrição em determinado curso. Quando terei acesso ao conteúdo?

Pagamentos com cartão de crédito em até 24 horas úteis após o pagamento, ou de acordo com a liberação da administradora do cartão do usuário, chegando em muitos casos a ser instantânea.

Pagamentos com boleto bancário em até 72 horas, uma vez que esse é o prazo que o PagSeguro nos informa os retornos da cobrança.

Que condições necessito implementar para ter direito à certificação?

No caso de cursos pagos, depois de realizado o pagamento, o usuário terá acesso ao material e à prova.

A prova somente estará disponível para resolução após transcorrido o prazo mínimo, conforme carga horária do curso. (veja prazos máximos e mínimos na pergunta 11).

A UCF exige uma nota mínima correspondente a 60% de acertos para aprovação.

No caso de seminários, é imprescindível que o participante acesse o conteúdo ou participe do fórum.  Além disso, o participante inscrito em seminário que deseje obter a certificação deverá efetuar o pagamento relativo à certificação.(Vide pergunta 6).

O prazo máximo para conclusão do curso expirou. O que fazer?

O aluno inscrito em curso pago poderá efetuar o pagamento da taxa de reativação da inscrição para poder retomar a inscrição no referido curso por mais 30, 60 ou 90 dias dependendo da carga horária adquirida.

O valor da taxa de reativação é de acordo com o prazo máximo de cada curso: Veja abaixo os valores atuais:

30 dias - R$ 30,00
60 dias - R$ 50,00
90 dias - R$ 60,00

A opção (REATIVAR INSCRIÇÃO) fica disponível automaticamente após a expiração do primeiro período.

Para cursos gratuitos, após expirado o curso, somente fazendo nova inscrição e aguardando decorrer o prazo mínimo do curso para realização da prova.

Como acessar o conteúdo do curso no qual estou inscrito?

Você deve clicar em FAZER LOGIN, digitar e-mail e senha cadastrados, clicar em "ENTRAR". Aparecerá então, na lateral esquerda da sua tela, o campo “ÁREA DO ALUNO”; posicionar o cursor  e clicar em cima da palavra "INSCRIÇÕES", localizado na lateral esquerda da Área do Aluno, descer a barra de rolagem e clicar em "AMBIENTE DE APRENDIZADO" ou "INICIAR CURSO", clicar em "VIDEOAULAS" e "ASSISTIR VIDEOAULAS".

Você poderá baixar e/ou imprimir o conteúdo das apostilas, que se encontram em BIBLIOTECA (ao lado de videoaulas) ou abaixo da tela de cada videoaula, botão BAIXE AQUI MATERIAL DE APOIO.

A respectiva prova também será disponibilizada nesse ambiente, desde que já tenha transcorrido o prazo mínimo, conforme informado na pergunta No. 11.

A opção “VIDEOAULAS” será usada quando o curso for passado através de videoaulas, já a opção “CONTEÚDO” é quando a forma didática do curso em questão não for em videoaulas propriamente ditas.

Você também encontrará o botão “VÍDEOS EXTRAS” contendo vídeos (quando disponíveis).  A tutoria estará disponível no botão “SUPORTE”.

Ao finalizar seus estudos e sentir-se preparado para realizar sua prova clique em “PROVA” (desde que tenha transcorrido o prazo mínimo para seu acesso).

Como responder às provas dos cursos?

Acessar a “ÁREA DO ALUNO” conforme orientado na pergunta 16.

Clique na aba "PROVA" na tela que antecede sua entrada ao ambiente de aprendizado.

Antes de responder, faça uma revisão completa de todo o conteúdo.

O sistema AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) fará automaticamente a correção.

Atingindo a nota mínima (60%), o site disponibilizará o certificado eletrônico para impressão (instantânea e automaticamente) diretamente da UCF.

Sendo aluno de curso pago com carga horária superior a 80 horas, você receberá ainda o certificado impresso, em formulário próprio da UCF, assinado pelo presidente da instituição em seu endereço. Observe os prazos mínimos exigidos informados na pergunta 11.

Como imprimir o certificado do curso ou seminário concluído?

Você deverá acessar a sua "ÁREA DO ALUNO", conforme orienta a resposta 16.

Na tela que antecede sua entrada ao ambiente de aprendizado, escolha o curso concluído e clique em “CERTIFICADO”.

Imprima a frente e o verso de seu certificado eletrônico. Todos os certificados possuem uma assinatura eletrônica que permite a sua validação no próprio site.

Qual a validade dos certificados expedidos pela UCF?

Os certificados expedidos pela UCF são válidos em todo território nacional na comprovação de conclusão de atividade de atualização profissional/aperfeiçoamento/extensão ou de atividades complementares.

Também conferem pontuação como prova de títulos em concursos públicos.

São válidos para comprovação de carga horária de atividade curricular, inclusive para programas internos de ascensão funcional.

Consulte o regramento da instituição destinatária para certificar-se das condições para aproveitamento.

Os certificados de cursos livres não se constituem em certificados de cursos técnicos profissionalizantes, de graduação ou de especialização.

Curso e Certificação ofertados legalmente conforme a seguinte legislação: Constituição Federal, artigos 205 e 206; Lei No. 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigos 39 a 41 e 80; e Decreto Presidencial No. 5.154/2004.

Os certificados expedidos pela UCF são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos livres de atualização profissional são oferecidos na conformidade do que dispõe o Decreto Presidencial No. 5.154/2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.

A referida legislação não exige para tais cursos o registro junto ao MEC ou Secretarias Estaduais de Educação.

A UCF é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão registrada junto à Receita Federal do Brasil e Cartório de Títulos e Documentos, com personalidade jurídica de direito privado.

A UCF é ainda entidade filiada à ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, credenciada a ofertar cursos e eventos a distância na modalidade e-learning.

Como autenticar os Certificados expedidos pela UCF?

Todos os certificados emitidos pela UCF possuem uma assinatura digital (alfanumérica) que possibilita a sua validação diretamente no portal.

Os certificados expedidos para os alunos, possuem essa assinatura digital.

Essa facilidade constitui-se num dispositivo que tem o objetivo de impedir a falsificação de tais documentos, uma vez que a sua autenticação pode ser obtida diretamente pela Internet.

Para validar os certificados emitidos pela UCF, pela Internet, clique na guia "Consultar Certificado" na página principal. Clique no botão "AUTENTICAÇÃO DE CERTIFICADO", Informe o código impresso no certificado exatamente como consta, inclusive com o hífen e dígito, se houver, e, em seguida, clique no botão "BUSCAR".

Dessa forma o portal informará a veracidade do mesmo.

Ao concluir um curso, quando terei disponibilizado o certificado?

Se for um curso gratuito: o certificado eletrônico ficará disponível logo após a conclusão. Poderá ser impresso pelo próprio aluno diretamente de nosso site na sua própria impressora.
Caso deseje receber um certificado impresso em formulário próprio da UCF, assinado pelo Presidente da Instituição, o aluno deverá efetuar o pagamento correspondente às despesas de confecção, impressão, manuseio, postagem e registro do certificado.

Se for um curso pago ou seminário: os certificados eletrônicos estarão disponíveis logo após a conclusão do curso, enquanto o impresso, em formulário próprio, segue via correios para o endereço cadastrado no site (somente para cursos a partir de 80 horas).
O Eletrônico estará disponível na Área do Aluno, em “Inscrições”, na área dos cursos concluídos, e o impresso em formulário próprio, será enviado para o endereço cadastrado em sua inscrição, caso o aluno tenha optado pela modalidade paga.

Qual o prazo para envio do certificado pelos correios após concluir um curso e/ou seminário?

Os certificados são confeccionados e postados no 2º dia útil após a conclusão e/ou participação de um curso e/ou seminário.

O prazo dado pelos correios é de 8 a 12 dias úteis para entrega. Esse prazo pode variar para mais, em locais de difícil acesso.

Gostaria de pagar minha inscrição no curso. Como gerar a 2ª via do boleto?

Inicialmente você deve se logar no site. Para se logar você deve informar, no campo Área de Usuário (canto superior direito da página), o seu e-mail e senha conforme cadastro feito por você em nosso site.

Em seguida clique em ENTRAR.

Aparecerá na lateral esquerda da página o campo “Meu Menu”.

Clique em “Minha Conta” e escolha a guia “Pedidos”.        

Clique na inscrição referente ao curso que você deseja realizar o pagamento.

Escolha a opção “Pagar com PagSeguro”.                    

Você será redirecionado para o site do Pag Seguro (site seguro).

Informe os dados necessários para efetuar a compra, a forma de pagamento (cartão de crédito, débito ou boleto bancário) e clique em  “Confirmar o pagamento”.

Tão logo recebamos a confirmação do pagamento, o acesso será liberado.

Inscrevi-me num curso gratuito e o site mostra botão “Migrar para o modo completo”. Tenho que pagar tal valor para completar o curso?

Somente se houver interesse em ter acesso ao conteúdo completo do curso e se desejar receber pelo correio o certificado impresso em formulário próprio do UCF, assinado pelo Presidente da Instituição (cursos com carga horária a partir de 80 horas).

O pagamento da referida taxa também garante acesso aos demais serviços reservados aos alunos inscritos em cursos pagos, como por exemplo:

  • Atendimento personalizado de nosso suporte operacional, por e-mail e telefone;
  • Tutoria para tirar dúvidas relativas ao conteúdo do curso;
  • Possibilidade para realizar uma nova prova, caso não obtenha aprovação na primeira oportunidade;
  • Certificado impresso pelo Portal em formulário próprio da instituição, assinado pelo Presidente, postado diretamente para seu endereço via correios;

Mesmo que não efetue esse pagamento, o curso cadastrado em nosso site como gratuito, poderá ser completado normalmente, sendo a prova disponibilizada e o certificado eletrônico gerado para impressão pelo próprio aluno, caso alcance a nota mínima exigida.

Inscrevi-me em um curso ou seminário e desisti de cursá-lo. Se não pagar o boleto terei meu nome protestado? Receberei algum tipo de cobrança?

Não. Os boletos emitidos pela UCF podem ser pagos em até 3 dias após a geração ser feita pelo site do Pag Seguro.

Caso não possa efetuar o pagamento em até 3 dias após a geração, o usuário poderá gerar um novo boleto para efetuar o pagamento, na sua área de cliente, no pagseguro.

Também não são objeto de qualquer tipo de cobrança ou protesto, negativação, etc. Se você se inscreveu em algum de nossos cursos ou eventos e desistiu de cursar, basta destruir o boleto e desconsiderar a inscrição.

Jamais faremos qualquer tipo de exigência financeira em hipótese alguma.

Quais as formas de pagamentos dos cursos e/ou eventos?

Todos os cursos e seminários promovidos pela UCF podem ser pagos por meio de boleto, cartão de crédito ou transferência bancária (conta da UCF e não da UOL).
O pagamento em cartão poderá ser parcelado* em até 18 vezes pelo Pag Seguro (UOL).
*Sujeito a juros.

No caso do boleto, esse é gerado com vencimento em até 3 dias e não pode ser parcelado. Para saber como obter a 2ª via do boleto veja o conteúdo da resposta Nº 24.

Se você algum dia receber algum tipo de e-mail supostamente emitido por nós, exigindo o pagamento de qualquer tipo de serviço ou produto, por favor, nos reporte a ocorrência, para que adotemos as providências que o caso venha a requerer.

Quais os riscos de informar meus dados na UCF?

A UCF não fornece sob hipótese alguma os dados pessoais que você informa ao site.

Nós solicitamos no ato do cadastro somente o nome completo, um e-mail válido e uma senha pessoal, fornecida por você.

O CPF será solicitado caso haja interesse em adquirir os cursos totalmente em videoaulas.

Além disso, o nosso banco de dados encontra-se armazenado num dos maiores provedores de Internet da América Latina, com scripts específicos de segurança, que fazem uso de criptografia de segurança digital para garantir a idoneidade dos dados.

Meu nome saiu errado no certificado. O que fazer?

O aluno deverá alterar a partir da sua própria "Área de Aluno".

Faço o login e, estando na Área de Aluno, clique "CONTA" e em seguida "PERFIL" (lado esquerdo do site). Insira o nome correto e clique no botão SALVAR (parte inferior, à esquerda).

Pronto! O nome sairá correto no certificado eletrônico, a partir da atualização.

Passei a usar outro e-mail e não consigo me logar. Como fazer alteração cadastral?

Caso você não acesse mais ao antigo e-mail, solicite sua atualização cadastral pelo nosso "Chamado de Suporte", no site ou envie e-mail para sac@ucf.org.br

Se ainda tem acesso ao antigo e-mail e deseja alterar para o novo, deverá fazer o mesmo procedimento acima. Entrar em contato pelo "Chamar Suporte" ou envie e-mail para o sac@ucf.org.br.

Lembrando que essa alteração de e-mail não pode ser feita durante a realização de um curso, pois se fizer durante a realização do curso o mesmo ficará bloqueado e não terá acesso às videoaulas. Somente após o término do curso, poderá alterar.

Respondi a prova e não obtive a nota mínima. Posso fazer uma segunda prova?

Os alunos de cursos pagos que não atingirem a nota mínima na primeira tentativa recebem automaticamente do sistema, uma segunda chance para responder às questões. Antes de fazer uso dessa segunda chance, revise todo o conteúdo e certifique-se de estar apto a responder às questões.

Caso o aluno não obtenha, na 2ª chance a nota mínima, o sistema tratará a situação de duas formas distintas:
O aluno inscrito em curso pago poderá realizar a inscrição para uma terceira chance mediante o pagamento de taxa específica, atualmente no valor de R$ 10,00. O sistema disponibiliza o link “Adicionar Prova” para o pagamento de uma nova chance.

O aluno inscrito em curso gratuito possui uma chance para obter aprovação, poderá ainda migrar para a modalidade curso pago para ter acesso à segunda chance de realizar a prova ou poderá pagar a taxa de R$ 10,00 para adicionar prova.

O valor de migração será o valor do curso em questão. O sistema disponibiliza link para geração e impressão do boleto ou pagamento com cartão. O referido pagamento confere também o direito à certificação em formulário do UCF, assinado pelo presidente, enviado pelo correio (cursos a partir de 80 horas), além do certificado eletrônico.

Migrando para o modo pago, o usuário conta com as demais facilidades do portal, como atendimento personalizado e tutoria, por exemplo.

Como posso baixar os arquivos dos cursos e seminários on-line?

Clique em "FAZER LOGIN" no canto superior direito e digite o e-mail e senha. Clique em ENTRAR. Você terá acesso ao campo "ÁREA DO ALUNO".

Escolha a opção "INSCRIÇÕES" clique em cima da palavra "INSCRIÇÕES".

Localize o curso ou evento desejado e clique em "AMBIENTE DE APRENDIZADO".

Clicar em BIBLIOTECA. Ou ao clicar em ASSISTIR VIDEOAULA, abaixo de cada vídeo (parte inferior, esquerda), clique no botão  BAIXE AQUI O MATERIAL DE APOIO.

Você estará então em nosso AVA - Ambiente de Aprendizagem Virtual. Nessa área você poderá fazer o download de todo o material do curso ou seminário, como artigos, apostila, prova, conteúdo extra, bem como assistir aos vídeos relacionados (caso sejam disponibilizados para esse curso ou evento).

O site UCF envia o conteúdo de cursos e seminários por e-mail?

O site UCF não envia o referido conteúdo por e-mail, uma vez que o próprio usuário pode realizar tal consulta e download.

Para acessar e baixar o conteúdo de cursos e seminários nos quais você está inscrito, leia o conteúdo da pergunta Nº 33.

Como faço para confirmar minha presença em um determinado Seminário on-line?

No site clicar em "Fazer Login" no canto superior direito, digitar e-mail e senha com os quais você  inscreveu.

No campo “Área do Aluno” escolha a opção “Inscrições".
                                                                                     
Identifique o evento em que você se inscreveu e clique em “AMBIENTE DE APRENDIZADO” e usufrua do material disponível.  

ATENÇÃO:  O evento deve ser acessado pelo menos uma vez durante o período de acontecimento, indicado na inscrição, caso contrário, seu evento não terá presença confirmada e não poderá gerar certificação posteriormente (somente para modalidade paga).

A presença é confirmada ao entrar no Ambiente Virtual de Aprendizado.

 

É possível acessar o conteúdo de um curso ou seminário já concluído?

O acesso ao conteúdo dos cursos é liberado ao usuário durante todo o período de realização do mesmo, conforme prazos máximos estabelecidos para cada curso (vide FAQ No. 11). Após expirado o prazo ou tendo sido concluído o curso, o conteúdo fica indisponível.

No caso de seminários, o acesso aos artigos, fórum, vídeos e conteúdo extra se dá por todo o período de realização do evento (geralmente uma semana).

Quais são os tipos de certificados expedidos pela UCF?

Os certificados expedidos pela UCF são os seguintes:

- Certificado eletrônico: Gerado em nossa plataforma eletrônica, a ser impresso pelo próprio aluno, em sua impressora.

- Certificado impresso em formulário padrão: Impresso em formulário próprio da UCF, assinado pelo Presidente da instituição e remetido para o aluno pelos Correios ao endereço cadastrado (caso tenha optado por tal remessa);

- Certificado Luxo: Impresso em formulário especial (tipo luxo) da UCF, assinado pelo Presidente da instituição e remetido para o aluno pelos Correios ao endereço cadastrado.
O diferencial deste certificado está na qualidade do papel, tamanho, fontes e distinção, que permitem emoldurá-lo para exibição em sala ou escritório.

Importante: Independente do modelo escolhido, todos recebem a assinatura digital, que é a sequência alfanumérica que permite a validação no site, pela web. Juridicamente, todos os três possuem a mesma validade e têm as mesmas informações.

Posso solicitar a emissão de certificado Luxo para curso já concluído, do qual já recebi certificado eletrônico ou impresso?

Sim. Mesmo para os cursos concluídos, o usuário pode solicitar a impressão de uma segunda via, modelo Simples ou em modelo Luxo, que conterá as mesmas informações relativas ao curso, carga horária, período de realização e conclusão.

Esta aquisição é feita através da"LOJA VIRTUAL" (parte superior esquerda do site) e informada ao atendimento para ser gerado o certificado. Ou pelo próprio aluno, na sua ÁREA DE ALUNO, clicando no botão "2ª VIA CERTIFICADO LUXO".

O curso em que me inscrevi não atendeu minhas expectativas. O que fazer para ter meu dinheiro de volta?

Nós estamos comprometidos com a qualidade de nossos cursos, seminários e demais eventos oferecidos. Se você não ficar satisfeito(a) com nossos cursos ou serviços, garantimos a devolução integral do valor pago, antes de efetivada a certificação no referido curso ou evento. O aluno tem 7 dias para avaliação (contando da data do pagamento do curso). Ultrapassando esse prazo, não será mais possível solicitar devolução.

Na UCF você terá sempre garantia da sua satisfação. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

Esse é o nosso compromisso!

O que é, para que serve e onde encontro o Chamado de Suporte?

O Chamado de Suporte é a parte do site que lhe permite manter um contato próximo com o atendimento UCF.

É pelo chamado de suporte que você pode tirar suas dúvidas sobre o setor financeiro, o setor técnico e a tutoria (disponível para cursos da modalidade paga).

O botão “Chamado de Suporte” encontra-se na parte superior esquerda do site (e solicita que você faça login antes de usar efetivamente o chamado) ou no campo “Área de Aluno”, na opção “Chamados de suporte” encontrada na lateral esquerda da página.

Você pode abrir um chamado também após ter entrado em algum curso através do seguimento “INSCRIÇÕES", "AMBIENTE DE APRENDIZADO” e direcionando-se para a aba “SUPORTE”.

Existe algum programa de fidelidade da UCF? Como funciona?

Sim, existe. Ao concluir um curso ou evento na UCF, você receberá e-mail com o código de desconto de 15%, para utilizar em qualquer outro curso ou evento da UCF.

Tal desconto é válido para apenas uma compra no carrinho, ou seja, se você possui dois cursos e um seminário, por exemplo, em um único carrinho os 15% de desconto incidirá sobre o valor total do carrinho não podendo ser usado o mesmo cupom de desconto em outra compra.

Como devo fazer para incluir o código de desconto ao carrinho?

Ao clicar em “Matricular” no curso que você deseja comprar, você será direcionado(a) para uma tela onde terá as informações de nome, valor e quantidade dos produtos inseridos em seu carrinho e, logo abaixo, estará o campo "CÓDIGO DE CUPOM", onde você deve digitar o código que você recebeu.

Após digitado, clique em “APLICAR AO PEDIDO” e siga o processo de compra já discriminado na resposta do FAQ n°4.

O desconto será deduzido automaticamente pelo sistema.

Quando poderei requerer afastamento mediante Licença Capacitação para fins de realização de cursos junto à UCF?

A Licença Capacitação para os servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais está prevista na Lei No. 8.112/90 que dispõe sobre o regime jurídico desses servidores. Essa lei foi posteriormente alterada pela Lei No. 9.527/97.

Se você é servidor público em qualquer dessas instituições acima mencionadas, você terá direito de requisitar, mesmo quando da realização de cursos na modalidade e-learning.

Vejamos o teor do Art. 81 da referida lei.

Conceder-se-á ao servidor licença:
(...)

V - para capacitação;

E no Art. 87 dessa mesma lei temos os seguintes requisitos que devem ser observados:

Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

Se você é servidor público de órgãos na esfera Estadual ou Municipal, sugerimos que você procure orientação junto ao setor de Recursos Humanos de sua instituição e leia a legislação que regula seu cargo/carreira.

Se precisar de ajuda, entre em contato com nosso atendimento via sac@ucf.org.br ou ligue grátis (de telefone fixo) para nosso 0800.005.3005.

Gostaria de fazer um curso em um período pré agendado para fins de utilização de Licença Capacitação. Posso realizar o pagamento somente após o deferimento pela Secretaria de Gestão de Pessoas do meu órgão empregador?

Para que seja possível emitirmos uma Declaração Comprobatória de Matrícula, é necessário que você realize a inscrição e o correspondente pagamento no curso escolhido. Só assim o sistema gera um número de matrícula único, que será especificado na documentação comprobatória emitida por nossa instituição de ensino, dirigida ao seu órgão empregador.

Se esta resposta não foi suficientemente clara para eliminar suas dúvidas em relação ao assunto, queira, por favor, enviar seus questionamentos para sac@ucf.org.br ou ligue grátis para 0800.005.3005 (ligue de telefone fixo).

Estou entrando com pedido de licença capacitação. Me interessei por um curso na área do Direito. Como o processo de tramitação da licença requer um tempo, preciso saber se seria possível que o curso seja aberto somente no período indicado por mim.

Sem problemas! Você pode se matricular normalmente no curso desejado e AGENDAR o início para a data que coincida com a sua Licença Capacitação. Nosso sistema disponibilizará automaticamente o início de acesso ao conteúdo para o dia agendado. O término do curso se efetivará com a resolução da prova, desde que realizada dentro do prazo máximo indicado para o referido curso.

Se esta resposta não foi suficientemente clara para eliminar suas dúvidas em relação ao assunto, queira, por favor, enviar seus questionamentos para sac@ucf.org.br ou ligue grátis para 0800.005.3005 (ligue de telefone fixo).

Sou servidor público e tenho interesse em me inscrever em um dos cursos da UCF. Vou pedir Licença Capacitação para desenvolver meus estudos. Gostaria de saber quais os tipos de cursos oferecidos e quais os meios de pagamento.

A UCF já desenvolveu uma expertise própria para auxiliar os servidores públicos em sua qualificação profissional, notadamente no que diz respeito à dinâmica de pedidos de Licença Capacitação. Oferecemos cursos e seminários enquadrados legalmente como cursos livres, também conhecidos como cursos de qualificação profissional; cursos de reciclagem ou de atualização profissional.

Os meios de pagamentos são cartão de crédito (podendo parcelar em até 18x), e boleto através do pagseguro, nosso intermediador financeiro.

Se esta resposta não foi suficientemente clara para eliminar suas dúvidas em relação ao assunto, queira, por favor, enviar seus questionamentos para sac@ucf.org.br ou ligue grátis para 0800.005.3005 (ligue de telefone fixo).

Política de cancelamento de curso e devolução do valor pago:

A UCF mantém firme compromisso para com a satisfação de seus alunos, bem como para com a qualidade dos cursos e eventos ministrados.

Se você não ficar satisfeito(a) com nossos cursos ou seminários online, garantimos a devolução integral do valor pago, antes de efetivada a certificação no referido curso ou evento.
Para tanto, você deverá manifestar a sua decisão e solicitar a devolução em um prazo máximo de até 7 dias, contado da data do pagamento do curso. Ultrapassado esse prazo, não será mais possível solicitar devolução.

Na UCF você terá sempre garantia da sua satisfação. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Esse é o nosso compromisso!

Os valores pagos a título de inscrição em cursos e seminários da UCF são dedutíveis para fins de Imposto de Renda Pessoa Física?

Não. Acerca da dedutibilidade para fins de IRPF temos a seguinte orientação:

São dedutíveis os pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes relacionados na declaração, inclusive de alimentandos, em razão de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou por escritura pública, efetuados a estabelecimentos de ensino, relativamente a:

1) à educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas;
2) ao ensino fundamental;
3) ao ensino médio;
4) à educação superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização);
5) à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico.

A educação profissional compreende os seguintes níveis:

I – técnico, destinado a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos de ensino médio, e cuja titulaçãopressupõe a conclusão da educação básica de 11 anos;
II – tecnológico, correspondente a cursos de nível superior na área tecnológica, destinados a egressos do ensino médio e técnico.

FUNDAMENTAÇÃO: Instrução Normativa SRF No. 15, de 6 de fevereiro de 2001, art. 41, § 5º.

NOSSA ORIENTAÇÃO: Em nossa opinião, os cursos livres de qualificação profissional, ministrados pela UCF não se enquadram em qualquer dos níveis de educação previstos como dedutíveis, segundo a legislação da Receita Federal do Brasil, para fins de Imposto de Renda.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei n º 9.250/95, art. 8 º , inciso II, "b"; com redação dada pela Lei n º 11.482/07, alterada pela Lei n º 12.469/11, art. 3 º ; Decreto n º 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto sobre a Renda (RIR/1999), art. 81; Instrução Normativa SRF n º 15, de 6 de fevereiro de 2001, art. 39